Estudar o “Projeto para uma Psicologia Científica” de Freud é importante para a compreensão da evolução da psicanálise e sua importância no corpus freudiano. O “Projeto” revela as tentativas iniciais de Freud de criar uma psicologia baseada em princípios neurobiológicos. Embora ele tenha abandonado essa abordagem, muitas das ideias esboçadas ali serviram de base para o desenvolvimento de conceitos fundamentais da psicanálise. Portanto, analisar o “Projeto” oferece uma visão do pensamento de Freud em sua fase inicial, antes da formulação da sua teoria psicológica.
Veremos, dentre outros, alguns conceitos fundamentais como: o conceito de neurônio e a teoria da excitação. A energia psíquica e o princípio de inércia. A ideia de vias de descarga e o funcionamento do sistema nervoso no “Projeto”. O conceito de quantidade e apresentação de estímulos externos e internos. Os primeiros esboços do aparelho psíquico: Eu, Id e Supereu em germe no “Projeto”. Teoria da Afetividade e do Prazer. Conceito de afeto e sua relação com o princípio do prazer. As bases fisiológicas do desprazer e da angústia. Veremos as razões que levaram Freud a abandonar o “Projeto”, a sua transição para a psicanálise, apontando a influência do “Projeto” nos escritos posteriores de Freud e o impacto deste na teoria psicanalítica. E por fim, mas não por último, teremos a participação de Marcela Decourt que nos brindará com a explicação de como Lacan após a releitura do Projeto propõe os conceitos de sujeito e o de ser falante.
Bibliografia
Freud, Sigmund. (1950/1895). “Projeto para uma Psicologia Científica”. Em: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. I. Rio de Janeiro: Imago.