A partir da prática clínica e dos Grupos de Estudos da Gradiva vimos a potência das inúmeras elaborações e criações textuais produzidas pelos alunos e praticantes. A (Re)vista Gradiva surgiu a partir do nosso encontro (Carolina Cancela, Juliana Valadares e Raquel Lacerda) e da transferência que temos com o Instituto e com Angélica Tironi. Este solo fértil de afetividade possibilitou darmos palco ao desejo de criação. Nossa proposta é publicar duas edições ao ano e tornar a (Re)vista uma destinatária das produções textuais e do que emerge nos encontros de estudo e supervisão da Gradiva.
Acreditamos na escrita como uma grande aliada da formação de um analista. Para além do rigor teórico, o diferencial da (Re)vista é contar com a elaboração e a expressão psicanalítica, artística e sensível da nossa comunidade.
Abrimos nossa 1° edição com um trabalho do cartunista André Dahmer sobre o amor transferencial, exclusivo para nossa (Re)vista. Trazemos também duas entrevistas: a primeira com Angélica Tironi, diretora e criadora do Instituto Gradiva; a outra, com o ator e estudioso da psicanálise, Rafael Infante, que nos falou sobre sua peça em cartaz “Terapia Infernal”. Os textos publicados são compostos de poemas, crônicas, textos acadêmicos, análises de filmes e artigos psicanalíticos.
Se deliciem!
Saudações da comissão da (Re)vista, Carolina Cancela, Juliana Valadares e Raquel Lacerda.