Ensino

Gradiva é um Instituto de Psicanálise sustentado no tripé: Clínica Social, Conversação Clínica e Grupo de Estudos. A articulação destes três campos valora a determinação freudiana, qual seja, que a formação de um analista ocorra através da experiência prática de uma análise pessoal, do estudo teórico da psicanálise e da supervisão dos casos atendidos por analistas experientes.

As Conversações Clínicas são os espaços nos quais acontecem as supervisões dos casos encaminhados por Gradiva. Elas são realizadas por analistas experientes, semanalmente, durante uma hora e meia, em grupos compostos por até 10 pessoas. Esses encontros ocorrem via Google Meet, não são gravados, em decorrência do sigilo e da ética que determinam nosso ofício.

Os Grupos de Estudos também acontecem semanalmente, com duração de uma hora e meia, via Google Meet; eles são gravados e disponibilizados para acesso de seus participantes por duas semanas. Os temas, variados, são escolhidos a cada semestre, de acordo com a experiência que os supervisores e professores tiveram com seus alunos e praticantes durante o semestre anterior.

Há duas possibilidades de ser membro do Instituto: estudando, em um ou mais Grupos de Estudos, ou atendendo em nossa Clínica Social; nesse caso é necessário estar inscrito em uma Conversação Clínica e em, ao menos, um Grupo de Estudos.

Grupos de Estudos

No primeiro semestre de 2026 estudaremos os seguintes temas: Do Nome aos Nomes do Pai; A insistência do inconsciente na resistência do contemporâneo; Conferências Introdutórias sobre Psicanálise: narcisismo, libido e transferência; Clínica Borromeana; Fobia e Clínica Contemporânea; O mal-estar na Contemporaneidade: do Sintoma ao Gozo; Metapsicologia Freudiana. Após 1920: Da virada Teórica da Pulsão de Morte à Cultura e Fundamentos da clínica em Lacan. Leituras de “Lacan elucidado”.

Conversações Clínicas

Esse semestre, recebemos nossos praticantes em 11 equipes de Conversação Clínica, supervisionadas pelos psicanalistas: Andréa Pires, Andrea Tavares, Angélica Tironi, Mariana Kehl, Márcia Infante, Monique Vincent, Naira Sampaio e Pedro Laureano. As Conversações Clínicas ocorrem semanalmente, com até 10 participantes (além do supervisor). Cada encontro tem 1h30 (uma hora e meia) de duração e é realizado em formato online e síncrono, pela plataforma Google Meet.

Agenda de Atividades 2026.1. Agenda Gradiva 2026.1.

SEG
TER
QUA
QUI
SEX